A falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) tem sido a grande preocupação dos profissionais da área da saúde em São Paulo neste período de pandemia e enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), a preocupação com a exposição dos trabalhadores dos hospitais ao novo coronavírus existe e, por este motivo, tem feito ações junto às empresas e governos para redobrar os cuidados durante a pandemia de Covid-19.

Segundo matéria exibida pela Rede Globo no dia 12 de abril no Fantástico, cerca de 7 mil profissionais da área da saúde já foram afastados do trabalho em todo o país, desde o início da pandemia, por apresentarem sintomas suspeitos. Deste total, cerca de 1.400 estavam infectados, com 18 óbitos desta lista por conta da Covid-19, ainda de acordo com a reportagem.

Em atenção ao momento delicado vivido pela área da saúde, especialmente os profissionais das técnicas radiológicas, o CONTER criou recentemente um observatório para auxiliar as instituições a buscarem soluções para a diminuição do índice de contágio, causados pelo Novo Coronavírus. Por meio de um formulário eletrônico, a classe e a população em geral poderão notificar a instituição sobre casos de contaminação entre profissionais das técnicas radiológicas. Os dados possibilitarão ter uma estimativa aproximada de casos, identificar as regiões críticas e direcionar os esforços para proteger a categoria. Os casos de infecção entre profissionais da Radiologia podem ser comunicados por meio do formulário disponível no Portal CONTER – www.conter.gov.br  .

Para o presidente do CRTR-SP, Júlio César dos Santos, a luta pela sobrevivência do profissional das técnicas radiológicas no campo de trabalho tem sido constante e diária, assim como de toda a sociedade. “Estamos em sintonia com o CONTER no intuito de averiguar todas as irregularidades e denúncias recebidas neste período tão difícil. O zelo pela saúde do profissional, que resulta também no bem estar da população em geral, é nosso compromisso”, reforça o presidente do CRTR-SP.

 

Reunião Deliberativa do Conselho Municipal de Saúde (CMS) 

No último dia 16 de abril, o conselheiro do CRTR-SP,TNR Claudio Souza, que também é membro titular do Conselho Municipal de Saúde (CMS), biênio 2020-2021, participou de reunião deliberativa por videoconferência com os demais membros do CMS. Na oportunidade, pautada pelo tema principal (Covid-19), Claudio, que faz parte da Comissão de Educação do CMS, destacou em sua fala ao secretário municipal de saúde, Edson Aparecido, a importância do uso de EPIs pelos profissionais das técnicas radiológicas na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus, e principalmente, a ausência destes equipamentos, relatados por diversos colegas da Radiologia, e registradas por meio de denúncias enviadas ao Comitê Covid-19, criado pelo CRTR-SP no intuito de auxiliar os profissionais na fiscalização e prevenção neste período.

 “Como representante do Conselho Regional de Radiologia, gostaria de reforçar sobre nossos profissionais técnicos, tecnólogos e auxiliares de Radiologia, que também atuam na linha de frente, junto com a equipe multidisciplinar nas instituições, e destacar que o CRTR-SP possui um Comitê Emergencial (Covid-19) especialmente criado para atendimento neste sentido (falta de EPIs). Existe uma falha e despreparo no acolhimento a este profissional. Como todos sabem, com ampla divulgação na mídia, a tomografia computadorizada tem sido um método auxiliar no diagnóstico inicial da Covid-19, e nossos profissionais estão na linha de frente sem o devido EPI. Solicitamos uma atenção maior em relação a isso, até porque muitos colegas estão sendo afastados das funções pela falta de equipamentos nos hospitais. A enfermagem é importante, o médico, o assistente social, assim como os profissionais da Radiologia”, destaca Claudio Souza.

 Sobre a situação relatada pelo Conselheiro Claudio Souza, o secretário municipal disse que buscaria mais detalhes a respeito desta situação, o qual desconhecia, e que retornaria com mais informações na próxima reunião do CMS. Vale lembrar que, em matéria do portal G1/Rede Globo, do dia 21 de abril, o secretário Edson Aparecido declarou que, atualmente, existem 3.336 profissionais de saúde afastados de suas funções em São Paulo, com um total de 532 profissionais confirmados com Covid -19, além de 12 óbitos registrados.