SOMOS HERÓIS SIM, MAS TAMBÉM, PRECISAMOS DE PROTEÇÃO.

Júlio César dos Santos – Presidente

 

No cenário atual, onde a pandemia causada pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2), que causa a COVID-19, o medo tomou conta da população e parou o mundo, devido ao alto e rápido contágio, especialmente entre os grupos de risco, como idosos e portadores de doenças preexistentes.

Em todo este contexto, devemos destacar a atuação dos profissionais de saúde, que na linha de frente, lutam para conter a disseminação do vírus e cuidar dos que já foram infectados. São plantões e mais plantões em que sacrificam o descanso, a alimentação, o convívio social e momentos familiares em prol da sociedade, que mais do que nunca — nesta crise epidemiológica — clama por saúde e cuidado.

O serviço de saúde é essencial, e enquanto o mundo inteiro para, os heróis da saúde não podem sair de cena, e seguem rumo ao combate, cumprindo seu dever ético e moral enquanto profissional. Mas, para isso, proteção é imprescindível.

Durante todo este enfrentamento, o aumento da demanda por atendimento é muito mais elevado, e consequentemente, coloca em evidência a precariedade do nosso sistema de saúde seja pela falta de gestão adequada pelos nossos governantes e, principalmente pela falta de equipamentos de proteção individual (EPI). É inadmissível, verificar que os heróis que estão à frente deste combate não têm o mínimo para se proteger contra o risco de contágio em pleno ofício.

Nestas últimas semanas temos recebido diversas denúncias apontando para este descaso, e por isso, a preocupação das equipes multiprofissionais da Saúde é latente. Como um profissional consegue dar o seu melhor se está, indefesamente, exposto à infecção por Covid-19?

Em respeito e admiração por tudo que temos enfrentado nesta pandemia, como presidente do CRTR-SP e soldado deste embate, firmo o compromisso de que este Regional tomará todas as medidas cabíveis para fazer com que as instituições da saúde forneçam os EPI’s adequados a todos os profissionais, inclusive aos colegas de profissão — técnicos e tecnólogos em Radiologia, cuja responsabilidade pelo diagnóstico preciso, através dos exames por imagem, é arma fundamental neste combate.

Obrigado caros colegas por estarem na linha de frente, por não se isentarem da responsabilidade e agirem com solidariedade em benefício da preservação da vida.

Saudações,
Júlio César dos Santos
Presidente do CRTR/SP