Na luta pelos nossos direitos 

2020 foi um ano atípico, que um vírus parou o mundo e fez com que todas as instituições públicas e privadas, precisassem se reinventar para darem continuidade aos serviços prestados à sociedade. O Conselho Regional dos Auxiliares, Técnicos e Tecnólogos de Radiologia do Estado de São Paulo (CRTR 5ª região) não passou incólume a esses desafios, mas encerramos o ano de 2020 com relevante progresso, desempenhando com sucesso nosso papel como órgão fiscalizador do exercício ilegal da profissão.

2021 começou acelerado, com o início da vacinação no país e com denúncias de irregularidades nas filas para imunização contra Covid-19 no estado de São Paulo. Para garantir os direitos da nossa categoria, nos reunimos com o Secretário Executivo de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, Dr. Rubens Emil Cury.

Durante a reunião, exigimos que os técnicos e tecnólogos de radiologia não fossem preteridos na vacinação, enquanto outros profissionais que não fazem parte da linha de frente no combate à covid-19 estariam sendo vacinados.

Como fruto desse trabalho, quase a totalidade dos profissionais das técnicas radiológicas no Estado de São Paulo já foram vacinados.

Devido às regras de distanciamento social, estabelecemos com urgência o teletrabalho, que apesar de incipiente, nos trouxe bons resultados em todos os setores.

Júlio César dos Santos – Presidente

Devido ao aumento de demandas no setor da saúde, implantamos com celeridade o sistema eletrônico de inscrição, que trouxe mais facilidade e agilidade na tramitação de processos e de informações durante o procedimento de registro profissional. É uma inovação que permite ao Regional maior agilidade de solução às demandas dos profissionais das técnicas radiológicas.

Na área de fiscalização, tivemos acentuado aumento das ações ao longo de 2020, em comparação ao ano anterior.  Neste período o setor realizou diligências e diversos atendimentos, de forma online, visando a resolução de denúncias recebidas. Para isso, instituímos um “Comitê Emergencial – Covid-19” para suprir as demandas por falta de EPIs e outros problemas advindos da atual crise sanitária vivida no país.  

Mesmo no contexto pandêmico, conquistamos bons resultados em todos os serviços do Regional, com o uso equilibrado dos recursos orçamentários. Dessa forma mantemos nosso compromisso social, de forma ininterrupta e transparente.

 

Saudações,

Júlio César dos Santos

Presidente do CRTR-SP