Medicamento, que foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), órgão americano de controle, deve chegar em breve ao Brasil
Considerado uma ‘droga inteligente’, o medicamento Erdafinitib promete ser o mais novo aliado no combate ao câncer de bexiga – que tem o tabagismo com a principal causa. Ainda sem data definida para lançamento no Brasil, a droga se mostrou confiável, com resposta positiva e rápida nos testes realizados pela instituição Food and Drug Administration (FDA), órgão americano de controle, como Breakthrough Therapy (Terapia Inovadora, em livre tradução).
Segundo o site Panorama Farmacêutico, aqui no Brasil, a droga está fase de análise e também deve entrar no hall de medicamentos para combate ao câncer de bexiga em breve. Já o médico Andrey Soares, oncologista do Centro Paulista de Oncologia – unidade do Grupo Oncoclínicas em São Paulo, declarou que a previsão é que a aprovação aconteça ainda neste segundo semestre. O especialista afirma que a ação é positiva principalmente para casos de tumores metastáticos.
“Essa é a primeira droga inteligente no combate ao câncer de bexiga, pois ela tem um alvo único, um gene que está presente em 20% a 25% dos casos metastáticos. E esse ataque mais específico aumenta a sua efetividade”, comentou o médico.
Em tumores mais avançados localmente, a raspagem, seguida de quimioterapia e radioterapia é uma opção em casos selecionados que não podem ou recusam a cirurgia. O tratamento de escolha e mais adequado ainda é a cirurgia. Nos casos metastáticos o tratamento disponível no Brasil é a quimioterapia e a imunoterapia, e, são para alguns desses casos que, em breve, o Erdafinitib chega ao país com novas esperanças.