Após intercessão do Regional, através de ofício 084/2021, a Prefeitura de SP amplia grupo de priorização incluindo técnicos e tecnólogos no grupo prioritário para a imunização no primeiro lote de vacinas

Em 16 de fevereiro, a Prefeitura de São Paulo divulgou instrutivo nº 05 para priorização das doses de vacina de Covid-19 no Munícipio de São Paulo. Este documento amplia o grupo de prioridade para imunização contra a doença, e inclui os profissionais das técnicas radiológicas, que atuam em hospitais e laboratórios, na realização Raios-X e Tomografia.

A ampliação do grupo prioritário se deu a partir da intervenção do CRTR-SP, que desde o início do Programa Nacional de Imunização, vem oficiando os órgãos governamentais. Em janeiro, através do Ofício 084/2021 encaminhado à Prefeitura de São Paulo, a entidade solicitou o reconhecimento dos profissionais das técnicas radiológicas como profissionais da linha de frente e, portanto, aptos à prioridade da vacinação.

A partir deste novo instrutivo, os “trabalhadores de saúde de serviços de diagnósticos do Estado, que realizam coleta e análise de amostra de RT PCR SARS COV e exames de imagem (RX e Tomografia) ”, já estão sendo imunizados desde a quarta-feira (17).

Além dos Ofícios encaminhados, o presidente do CRTR-SP Júlio César dos Santos participou de reunião, no dia 28 de janeiro, com o Dr. Rubens Emil Cury – Médico e Secretário Executivo de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo – encontro este, que contribuiu para chegarmos nesta conquista para a classe radiológica.

“O posicionamento do Conselho sempre foi de que os profissionais das técnicas radiológicas estão entre os profissionais priorizados, uma vez que estão presentes em enfermarias respiratórias, tendo contato direto no primeiro atendimento de novos casos de Coronavírus e, também, no acompanhamento da evolução dos casos para a realização de exames de imagem. Ver que a categoria está expressamente incluída no grupo prioritário da vacinação é uma grande e justa conquista, que nos dá o devido reconhecimento e valor aos serviços que prestamos à sociedade”, comemora Júlio.

O profissional que ainda não foi imunizado pode comparecer em algum dos postos de vacinação para receber a primeira dose das vacinas disponíveis (Coronavac ou Astrazeneca). É necessário levar a documentação comprobatória (documento de identidade, preferencialmente CPF e declaração da empresa, atestando as atividades exercidas na cidade de São Paulo, nos setores elegíveis). As unidades vacinadoras deverão reter essa declaração.

A vacinação está sendo realizada nas diversas Unidades Básica de Saúde (UBS), Assistência Médica Ambulatorial (AMA/UBS Integrada) e no sistema Drive Thru. Verifique a unidade mais próxima da sua região para receber a primeira dose da vacina.

Confira os horários de atendimento:

☢️ UBS: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

☢️ AMA/UBS Integrada: de segunda à sábado das 7h às 19h

☢️ Drive Thru: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.