Ajustes errôneos de grade curricular de áreas distintas à Radiologia são inadmissíveis e podem trazer sérios riscos à sociedade.

O Conselho Regional dos Técnicos, Tecnólogos e Auxiliares em Radiologia do Estado de São Paulo (CRTR-SP 5ª Região) vem a público manifestar o seu repúdio em relação às instituições de ensino superior que, atualmente, fazem da educação nacional um mecanismo financeiro sem nenhum zelo com o futuro do estudante e profissional, especialmente na área da Radiologia.

A redução do tempo de duração de uma graduação entre profissões incompatíveis é um perigo iminente para toda a sociedade, e principalmente, em formação predominantemente dos cursos à distância. Agindo desta forma, a sociedade (e sua saúde) será colocada nas mãos de profissionais que, em algum momento de sua vida, foram ludibriados a entrar nessa engrenagem com muitas facilitações e pouco (ou nenhum) comprometimento com a qualidade do ensino.

Para a formação do Tecnólogo em Radiologia, por exemplo, são necessárias 2.400 horas/aulas (+ 500 horas de estágio) com conteúdo dedicado ao uso e aplicação da radiação ionizante, o que torna a capacitação do estudante muito mais apropriada em relação a outras áreas, que por sua vez oferecem poucas horas em um único módulo dentro de toda a grade curricular.

Para CRTR-SP 5ª Região é inadmissível que um profissional de Radiologia se submeta a ajustes errôneos relacionados a uma grade de outra profissão em que nada se assemelha à sua. Seguimos fiscalizando e acompanhando todos os movimentos da educação em nosso estado, com o objetivo principal da busca pela melhor formação e evolução do ensino associado aos profissionais das técnicas radiológicas.