Pela 1ª vez, a Radiologia está representada junto ao CMS, com a participação do TNR Claudio Souza, como conselheiro titular do órgão no biênio 2020-2021

TNR Claudio Souza assume como conselheiro titular do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo, um marco na história da Radiologia.

 

Com a participação do Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia de São Paulo (CRTR-SP), representado pelo TNR Claudio Souza, os novos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (CMS) tomaram posse em sessão solene realizada no dia 12 de março, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na região central da capital paulista. Os novos representantes farão parte do biênio 2020-2021 e esta é a primeira vez que o CRTR-SP e o setor de Radiologia possuem representatividade junto ao CMS de São Paulo.

Além de Souza – um dos representantes titulares do CMS – estiveram presentes os demais profissionais que fazem parte do Fórum dos Conselhos Atividades Fim da Saúde São Paulo (FCAFS), como a representante do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRPSP), Lumêna Almeida Castro Furtado (titular), o representante do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Claudio Luiz da Silveira, e a representante do Conselho Regional de Educação Física (CREF4/SP), Margareth Anderáos. Ao todo, 64 representantes tomaram posse, sendo 32 titulares e 32 suplentes.

Da direita pra esquerda, TNR Claudio Souza (CRTR-SP), Margareth Anderáos (CREF4/SP), Claudio Luiz da Silveira (Coren-SP) e Lumêna Almeida Castro Furtado (CRPSP).

O CMS é um órgão deliberativo, criado em 1990, na Lei Orgânica do Município de São Paulo, com o objetivo e função de atuação na formulação de estratégias e controle da execução da política de saúde municipal. Entre outras funções, faz parte do CMS o estímulo à participação da sociedade junto às instâncias colegiadas gestoras das ações de saúde, além de possibilitar à população informações gerais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e demais questões associadas à saúde pública municipal. O Conselho Municipal de Saúde é composto por 50% de usuários, 25% de trabalhadores da saúde e 25% dividido entre gestores e prestadores de serviços de saúde.

De acordo com o conselheiro TNR Claudio Souza, do CRTR-SP, que também atua como professor e profissional do setor, a participação do Conselho de Radiologia na cadeira efetiva no CMS é de suma importância para que a sociedade conheça mais de perto os profissionais das técnicas radiológicas. “Com isso poderemos acompanhar de perto as políticas públicas de saúde e demonstrar a necessidade de ter nossos profissionais presentes nos programas do governo para um melhor atendimento à população. O setor de imagem é a porta de entrada para qualquer diagnóstico, e não há diagnóstico por imagem sem os nossos profissionais”, disse Souza.