Seguindo o DECRETO Nº 64.865, DE 18 DE MARÇO DE 2020, publicado no Diário Oficial na última quinta-feira (19) e em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o CRTR-SP adota medidas que visam colaborar com a contenção da propagação do novo Coronavírus.

Uma das principais mudanças se refere ao atendimento presencial, que estará suspenso a partir da próxima segunda-feira (23) e passará a ser on-line, por tempo indeterminado, para todos os profissionais das técnicas radiológicas residentes no estado de São Paulo, exceto para casos especiais, que serão avaliados oportunamente.

A grande parte dos serviços oferecidos por esta autarquia, continuará sendo realizada em sistema home office pelos seus colaboradores, respeitando-se as recomendações das autoridades quanto ao zelo à saúde e bem-estar de todos. E toda a estrutura necessária para excelência no atendimento on-line será promovida pelo CRTR-SP.

Para acompanhamento e esclarecimento de eventuais dúvidas durante a pandemia mundial, foi criado um Comitê Emergencial que através do e-mail covid19@crtrsp.org.br estará a disposição dos profissionais da radiologia para relatos de irregularidades no exercício de sua profissão durante este período, como por exemplo, a falta de fornecimento dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) em seus locais de trabalho.

Também, caberá a este comitê avaliar situações especiais em que haja a necessidade de atendimento presencial na sede do Conselho, assim como, apoiar os funcionários quanto a orientação em relação a qualquer dificuldade durante o período do trabalho remoto.

Neste momento delicado, o CRTR-SP se solidariza e coloca-se a disposição de toda a sociedade, comprometendo-se a acompanhar de perto os desdobramentos desta pandemia mundial, no intuito de trazer informações e novas medidas que possam ser adotadas para a prevenção da Covid-19.

Informamos ainda, que nossos canais de comunicação seguem abertos para atendimento via redes sociais (Facebook.com/crtrsp e Instagram.com/crtrsp) e e-mails departamentais, disponíveis em nosso site www.crtrsp.org.br.

 

Covid – 19 (Coronavírus)

Descoberto em dezembro de 2019 na China, o novo Coronavírus provoca a doença (Covid-19), por meio de infecções respiratórias. Os principais sintomas da doença são febre, tosse, nariz escorrendo, dor de garganta e dificuldade em respirar.

De acordo com o Ministério da Saúde, conforme boletim do dia 19 de março já foram registrados 621 casos no Brasil, com seis mortes confirmadas (4 em SP e 2 no RJ).

Todos os laboratórios públicos do país estão habilitados para realização do exame para Coronavírus, segundo o Ministério da Saúde.

Entre as principais medidas de prevenção estão: lavar bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, evitar aglomerações se estiver doente, manter os ambientes bem ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal.

 

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO E RECOMENDAÇÕES

Seguindo as normas de orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sistema CONTER/CRTRs recomenda aos profissionais da Radiologia as seguintes instruções quanto ao atendimento nos respectivos locais de trabalho, especialmente em casos suspeitos e confirmados do Coronavírus:

– 5 momentos para higienização das mãos –  antes de contato com paciente; depois da realização de procedimento; após risco de exposição a fluidos biológicos; após contato com o paciente e após contato com áreas próximas à pessoa).

– Atenção ao uso dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) relacionados à exposição à radiação, além do uso (se estiver em contato com pacientes suspeitos/contaminados) de protetor ocular, luvas, avental, máscara N95 ou equivalente (caso não tenha, obrigatório o uso da máscara cirúrgica)

– Limpeza e desinfecção de objetos e superfícies que possam ser tocados pelo público interno e pacientes.

– Substituição das saudações (aperto de mão, abraço, beijos) por saudação a distância, como forma de prevenção.

– Uso cuidadoso dos EPIs, não devendo circular pelo serviço de saúde utilizando os equipamentos, sendo que os mesmos devem ser removidos de imediato após a saída do ambiente controlado.