Solução promete reativar o sistema imunológico dos pacientes para evitar casos de reincidência e metástases 

A indústria farmacêutica Bayer, por meio do programa de investimentos Leaps by Bayer, irá se dedicar ao desenvolvimento de vacinas contra o câncer com base em células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs). O método promete prevenir e, até mesmo, curar a doença. 

Segundo informações do site Panorama Farmacêutico, as IPSCs têm as mesmas características das células tumorais e são capazes, inclusive, de produzir anticorpos e de se autorrenovar. A Bayer pretende converter as células-tronco pluripotentes induzidas – criadas por meio de um processo que utiliza, por exemplo, o sangue de uma pessoa – em células-tronco. 

Uma pesquisa realizada em camundongos na faculdade de medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostrou que as iPSCs podem ‘treinar’ o sistema imunológico do ser humano para prevenir o desenvolvimento de diferentes tipos de tumores. Além disso, o estudo revelou que a técnica poderá ser aplicada em tratamentos pós-cirúrgicos e radioterápicos, já que este tipo de vacina também é capaz de reativar o sistema imunológico dos pacientes – o que evitaria casos de reincidência e metástases. 

Leia a matéria completa.