Solução foi testada com imagens anônimas de mamografias e dados clínicos

Uma nova tecnologia desenvolvida pela International Business Machines (IBM) utiliza a Inteligência Artificial (IA) para projetar, com até um ano de antecedência do surgimento dos primeiros sintomas, as chances de uma mulher desenvolver câncer de mama maligno. Para fazer a projeção, o programa usa o histórico de saúde dos pacientes e imagens de mamografias.  
Segundo informações do site Época Negócios, além de interpretar corretamente 77% dos casos em que não havia tumores malignos, o sistema conseguiu detectar 87% dos diagnósticos positivos da doença. O método também promete reduzir possíveis resultados errados ao estabelecer conexões entre informações que não são mostradas na mamografia, como deficiência de ferro ou da tireoide. 
Vale comentar ainda que a ferramenta foi testada com imagens anônimas de mamografias e dados clínicos. A partir destas informações, a IA gera um algoritmo que realiza comparações com precisão dos exames. De  acordo com a companhia, este tipo de inteligência artificial pode funcionar como uma espécie de ‘consultora’ dos médicos. “O sistema poderia verificar o diagnóstico do radiologista e reduzir as chances do paciente fazer exames desnecessários para avaliar o caso. Isso pode ser particularmente importante em países onde faltam médicos e, muitas vezes, os radiologistas não têm um colega com quem se consultar”.