Uma pesquisa feita pelo UDF (Centro Universitário do Distrito Federal) mostra que apenas 15,7% dos municípios brasileiros possuem tomógrafos para realização de exames de imagem computadorizada. 

Os dados da pesquisa apresentam um aumento expressivo na produção ambulatorial mensal de exames (entre fevereiro e junho de 2020), especialmente por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Dos 4.944 tomógrafos em operação no País, 2.553 (51,6%) estão em utilização pelo SUS. A região com maior porcentual de uso de tomógrafos no SUS, em comparação com a rede privada, é o Nordeste: 59% dos exames com o equipamento são feitos via atendimento público.  

“As informações divulgadas no presente estudo permitem concluir que é necessário um planejamento de programas de aquisição de novos tomógrafos para uso no SUS, por meio de uma gestão mais eficiente das tecnologias em saúde, a fim de determinar uma adequada distribuição, considerando a real necessidade de cada região”, avalia o Prof. Me. Ezequiel Núbio Lucas Pereira, organizador do estudo e docente do curso de Tecnologia em Radiologia do UDF. 

 

ESTADO DE SÃO PAULO 

No estado de São Paulo, são 168 municípios com tomógrafos (de um total de 645 cidades paulistas). O total de tomógrafos existentes é de 1.197, sendo que 562 unidades estão no SUS (Sistema Único de Saúde). Na capital paulista, por exemplo, existe um total de 395 tomógrafos, com 187 deles na rede SUS.  

 

Saiba mais sobre a pesquisa: 

https://grupomidia.com/hcm/pesquisa-do-udf-mostra-que-so-15-das-cidades-brasileiras-possuem-tomografos/  

Foto: Agência Santarem – Divulgação