Transformar a Educação e despertar o interesse em docência radiológica foram os temas discutidos durante 8h de imersão e muito aprendizado
Neste mês de julho, a Coordenação Regional de Educação do Conselho Regional de Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia da 5ª Região (CORED | CRTR-SP) realizou o primeiro curso on line e gratuito, com direito a certificado, voltado aos profissionais da Radiologia. Intitulado Práticas Pedagógicas Aplicadas à Radiologia (PPAR), o evento que ocorreu nos dias 02, 03, 09 e 10 – por meio de plataforma digital – trouxe à luz de que nunca é tarde para se aprender algo novo e transformar o antigo, especialmente no mundo acadêmico.
O curso teve como objetivo, instigar a reflexão face ao conhecimento e ao modelo pedagógico e sua aplicabilidade nos tempos atuais, tanto no ponto de vista filosófico quanto tecnológico na educação em Radiologia. O PPAR – ministrado pelos professores Claudio Souza e Vinícius Martins – foi um sucesso em público e despertou em seus 110 alunos, oriundos de diversos Estados, a importância da análise do processo de formação profissional x acadêmica e da mudança de paradigmas educacionais neste campo.
Transformação em Educação foi o ponto chave do curso. E de acordo com o professor e também presidente da CORED | CRTR-SP, Claudio Souza, a Educação Continuada e bem empregada fará a diferença no mercado das práticas radiológicas. “A Educação é prioridade para este regional! O nosso primeiro trabalho desenvolvido em meio ao momento mais crítico vivido pela humanidade, demonstra o nosso empenho e preocupação para a qualidade do ensino em Radiologia, pois trabalhos na base, preocupados com a qualidade docente, e assim iremos em um futuro próximo colher os frutos em uma qualidade profissional inserida no mercado como nunca antes tivemos”, destacou.
Para Vinicius Martins, que além de tecnólogo em Radiologia é professor e Me. em Educação, o PPAR foi a porta de entrada para a imersão em um campo promissor da docência, para os atuais e futuros profissionais das técnicas radiológicas. “O curso Práticas Pedagógicas Aplicadas à Radiologia foi um marco histórico. O curso mostrou a possibilidade do profissional em Radiologia adentrar no campo da docência, além do incentivo ao desenvolvimento intelectual dos participantes”, disse Vinícius.
Por ser on line foi possível levar este conhecimento praticamente às 5 regiões geográficas do país. Mais da metade dos quase 203 alunos inscritos, participou ativamente e com muito entusiasmo dos quatro dias de aulas.
Segundo Rafaela Cezarino, aluna do curso e estudante de Radiologia residente na cidade de Arujá, São Paulo, este é o início da transformação educacional em Radiologia. “Vamos fazer desse curso, não só o ponta pé inicial, mas contínuo e que alcance cada vez mais profissionais. Vamos transbordar os conhecimentos aqui adquiridos e fazer desse curso referência”, concluiu ao final do curso.
A atual gestão do CRTR-SP, presidida pelo Tr. Júlio César dos Santos, acredita que somente com Educação e transformação dos métodos de ensino será possível mudar o estigma do profissional em Radiologia. E com este pensamento, juntamente com a Cored, têm idealizado projetos educacionais que visam o aprimoramento e capacitação profissional através da Educação Continuada para fortalecer a categoria.
“Mostrar todos os setores que podem ser ocupados pelos profissionais da Radiologia será o foco desta Coordenação e esforços não serão medidos para que as ideias saiam do papel e possam beneficiar a todos os colegas da área e assim, ampliarmos a área de atuação dos colegas profissionais”, enfatizou Júlio.