Fiscais do CRTR/SP flagraram estagiários realizando exames radiológicos sem supervisão

No dia 26/3, durante a verificação de uma denúncia, fiscais do CRTR-SP se depararam com uma situação flagrante de exercício ilegal na Clínica Ortopédica Guarulhos, localizada na avenida Esperança, no centro de Guarulhos.

No local, os agentes do CRTR-SP se identificaram e enquanto aguardavam o responsável pela clínica e pelos documentos solicitados – escala de trabalho, termo de compromisso de estágio e relatório de dosimetria – notaram que dois estagiários realizavam os exames radiológicos. “Os pacientes estavam na sala de espera do setor de radiologia, foram posicionados para o exame e depois orientados para retornar ao ortopedista. Tudo sem supervisão”, revelou o fiscal do CRTR.

No relatório consta que, ao ser questionado sobre a ausência do profissional das técnicas radiológicas, o proprietário informou que a clínica tinha sim um TR responsável, mas que “ele estava de férias, viajando, e que tinha autorizado os estagiários a realizarem os exames radiológicos”.

A informação foi confirmada pelos estudantes, que ainda revelaram ao fiscal que todos os estagiários realizavam os procedimentos sem a supervisão do profissional habilitado. A clínica foi notificada e, posteriormente, feito boletim de ocorrência da delegacia da Polícia Civil. Sobre os estagiários, que estavam exercendo a função de técnicos, o proprietário foi notificado da obrigatoriedade de um profissional habilitado, supervisionando os estudantes.

A instituição, que é privada e atua na área de ortopedia, com foco na reabilitação pacientes traumatizados, ainda oferece atendimento de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, cirurgia plástica e cento de diagnósticos com radioterapia digital.