A importância da fiscalização na Radiologia e o impacto das denúncias apresentadas por parte da categoria  e da sociedade

A fiscalização das profissões regulamentadas, como a das técnicas radiológicas, é função precípua dos Conselhos de Classe.  Na Radiologia, a responsabilidade por garantir a excelência dos serviços prestados, a segurança e a ética profissional perante a sociedade, mediante atos fiscalizatórios, é do Conselho Regional de Auxiliares, Técnicos e Tecnólogos em Radiologia de São Paulo (CRTR-SP).

Nesta área, o funcionamento da fiscalização está intimamente ligado à radioproteção – atividade extremamente importante para a proteção dos profissionais, pacientes, sociedade e meio ambiente – estabelecendo, assim, padrões de atendimento em conformidade com normativas específicas dos procedimentos radiológicos. Isso inclui a verificação da habilitação e qualificação dos profissionais; a fiscalização das condições de equipamentos e instalações; além da aplicação de diretrizes relacionadas à dosimetria e à minimização da exposição à radiação ionizante.

A interconexão entre a fiscalização e a radioproteção é fundamental. A fiscalização proativa visa evitar riscos desnecessários, garantindo que os procedimentos radiológicos assegurem a integridade dos procedimentos, a segurança dos profissionais, pacientes, equipe multiprofissional e a confiança da sociedade nos serviços oferecidos nas áreas do radiodiagnóstico e terapia.

Para que esta ligação funcione em perfeita harmonia é importante que a categoria e a sociedade denunciem. A denúncia, por parte desses agentes, em especial dos profissionais da Radiologia, é um mecanismo valioso para fortalecer o reconhecimento da profissão no mercado de trabalho.

Fiscalizar é uma via de mão dupla. Profissionais que identificam práticas inadequadas ou violações éticas podem contribuir significativamente para a melhoria contínua da qualidade e segurança dos setores que se utilizam das técnicas radiológicas, bem como, fazer com que as regras da profissão sejam devidamente cumpridas.

A denúncia consciente é, portanto, uma expressão de responsabilidade e compromisso com a excelência profissional de uma categoria.

Profissionais que desejam denunciar práticas ilegais ou irregulares podem fazê-la através de canais estabelecidos pelo CRTR-SP. Isso inclui formulários on-line (disponível no site | Contato > Denúncia) e e-mails direcionados  ao setor de Fiscalização do órgão (fiscalização@crtrsp.org.br).  Garantimos total anonimato do denunciante, incentivando uma participação mais ampla na manutenção dos padrões éticos e de segurança da Radiologia.

A fiscalização das profissões regulamentadas, especialmente nas técnicas radiológicas, é um pilar fundamental para a integridade e segurança da prática profissional. A interligação com a radioproteção e o estímulo à denúncia responsável solidificam essa estrutura, promovendo uma cultura de excelência e zelo pela segurança na área da radiologia. O envolvimento ativo dos profissionais é crucial para fortalecer essa rede de vigilância e contribuir para a constante evolução e aprimoramento da profissão.

Para a diretoria executiva interventora do CRTR-SP, a participação ativa da categoria e da sociedade, unindo forças com a fiscalização, possibilita a integridade, o bom desempenho e a ética do exercício profissional das técnicas radiológicas.  Assim, conclama: juntem-se a nós nesta empreitada!